Curioso ver as crianças com suas expectativas em relação ao ovo de Páscoa que esperam ganhar! Será que ele terá brinquedos dentro? Será de chocolate branco? Virá numa caixinha que poderá se tornar um carrinho? Ou será grande suficiente para comê-lo em alguns dias?

Ministro palestras e aulas em congressos e cursos de administração para clínicas e consultórios. Quando abordo as ferramentas gerenciais que são importantes na gestão, sempre faço a mesma pergunta ao público presente: “Quem de vocês utiliza balanços e balancetes como indicadores de resultados da clínica?” – o percentual médio de respostas afirmativas é de menos de 10% da platéia. A pergunta seguinte é: “quantos de vocês, que tem pessoa jurídica, enviam seus extratos bancários da Clínica para a contabilidade?”. Sempre me surpreendo com a resposta, em média, menor que 5% dos presentes!

Mas, o que isso significa?

A contabilidade pode emitir as guias de recolhimento de impostos, manter a parte fiscal e tributária em dia. Mas se não mandamos os dados das transações da clínica para a contabilidade, esta por sua vez, não poderá nos fornecer relatórios como balanço, balancetes e demonstrativos de resultado que retratem a situação da empresa.

Ou seja, em relação a sua contabilidade e patrimônio, evite as surpresas e sonhos mirabolantes. Guarde-os para… Feliz Páscoa a todos! Que os ovos recebidos sejam exatamente como desejados!