No Brasil estamos acostumados que “o ano começa apenas após o Carnaval”. A partir disso, muita gente se planeja: aproveita para resolver coisas pontuais e organizar a agenda e planos do ano, tira férias, prepara projetos para terem início “com tudo” em Março…

Muitos vão dizer que… “a minha sazonalidade é diferente”. Está certo! Sem dúvida existem os mais variados perfis de sazonalidade, ociosidade, potencial, nichos…

Com base na minha experiência, nas conversas, consultorias e andanças pelo mercado brasileiro de Clínicas e Consultórios,  aposto que a maior parte das opiniões sobre “o perfil do meu negócio” está pautada na experiência de anos (ou décadas) atuando em clínicas/consultórios. Ou seja, a opinião  é dotada de sensibilidade e conhecimento de mercado.

Usando dados disponíveis em todas as clínicas (agenda), pode-se potencializar os resultados econômicos e de produtividade e agregar inteligência as decisões. Entenda o perfil do seu negócio efetivamente, com os fatos…

Veja a seguir dois videos do Canal da Interact no Youtube, que mostram 2 casos em que clínicas entenderam melhor a realidade da faltas dos pacientes a consultas e procedimentos e da ociosidade da agenda

SAZONALIDADE DE FALTA EM CONSULTA. Veja o vídeo da Interact

OCIOSIDADE NA AGENDA: Veja o video da Interact

Note como você pode ter outra visão, a partir dessas informações. Acima de tudo, assim é possível tomar medidas para mudar a realidade que, agora, você conhece por completo (sensibilidade e razão).

Se você está interessado em melhorar os resultados financeiros da sua clínica ou consultório, grande ou pequeno, é preciso compreender com profundidade o perfil do seu público atual e potencial. Na linguagem da saúde, primeiro exames e diagnóstico.

No dia 18 de Março em São Paulo, a Interact promoverá a 3a edição do curso Finanças & Controles Financeiros em Clínicas e Consultórios. Ao longo do dia, muito se tratará sobre o trabalho de base para isto se tornar realidade na sua gestão! Participe, e até lá!