Não, o título não está errado! Também não estou falando do Carnaval fora de época! Falo deste Carnaval, que em 2018 será agora no início de Fevereiro! Sim, esse que está por vir, chegando! As pessoas começam a planejar após o Reveillon qual será a folia, a viagem, o descanso…

Mas o Desfile das escolas de Samba (ou mesmo bloquinhos de rua) começa a ser preparado muito antes da apoteose carnavalesca daquela semana de festa, esbórnia e ressaca. Pouco após o Carnaval anterior, próximo a Páscoa, as escolas se reúnem e começam a planejar e definir enredo, tema, as pessoas chave para toda a estruturação de cada área… Depois outras equipes são agregadas para compor o time da execução dos figurinos, ensaios, bateria, carros alegóricos, etc. Às vésperas do Carnaval, quando temos oportunidade de ir a ensaios, na verdade não estamos vendo um ensaio qualquer, estamos participando quase do final da longa preparação.

No dia-a-dia das clínica e consultórios, chamamos de “momentos da verdade” as situações onde o cliente tem contato direto com a empresa (estou falando do paciente, do acompanhante… são todos clientes). Do estacionamento, à recepção, atendimento médico, exames, procedimentos, até o acerto de contas, e todos os outros setores de uma clínica ou consultório.

Para as escolas de Samba, os “momentos da verdade” acontecem nos ensaios da véspera e com total intensidade no desfile: ela encara o público, os jurados, vai ter uma avaliação de desempenho –  se o tempo máximo de desfile “estourou”, se houve um acidente em um carro alegórico ou um grande espaço entre uma ala e outra…

Os “momentos da verdade” não tem piedade, sentimento nem percepção de bem/mal. É, por natureza, uma mensagem em estado bruto, e indica de forma importante a tendência do “julgamento” a que estamos submetidos.

Nas clínicas e consultórios a insatisfação de um cliente pode ser resultado de  recepção ruim ou no atendimento médico propriamente dito, de instalações inadequadas (sem wi-fi, faltam cadeiras na sala de espera)…

Também pode ser resultado de uma exigência que um certo perfil de clientes tem, que não seja seu público alvo específico.

Na clínica, todo dia é “o grande dia do desfile”: desde o 1º ao último atendimento do dia, os espectadores e jurados estão avaliando, e os “momentos da verdade” acontecem um atrás do outro.

Uma escola de Samba da elite do Carnaval, se preparara o ano inteiro para o grande desfile. E na sua clínica ou consultório, você se prepara para os “momentos da verdade” de todos os dias?

E na sua clínica ou consultório, quando começa o Carnaval?