Muita gente que passa o Reveillon na praia cumpre o ritual de pular as 7 ondas do ano novo, desejar e fazer planos para o novo ciclo. Carro novo, casa, viagem, sucesso profissional e financeiro… “Sair mais com os amigos”, “ter alimentação mais saudável”, “praticar esportes”, “perder X kg” e por aí vai. Nesse ritual de passagem, há a oportunidade de olhar para trás, para o ano que passou: quais eram os desejos 1 ano antes, quanto  se empenhou e quanto disso se tornou realidade? É a parte onde avaliamos e melhoramos a nossa habilidade e feeling para o planejamento. Aprendemos a aproximar os desejos, os planos, e a realidade.

 

Inspirado no filme “Briho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (2004, com Jim Carrey e Kate Winslet), vamos imaginar que a cada novo ano (no filme é a cada dia) você esquece tudo do ano anterior. Você está celebrando uma nova passagem de ano… e sem saber o que desejava e planejava um ano antes, não saberá se conseguiu ou não, se sua dedicação foi adequada, aquém ou além do necessário…

 

Neste caso as perguntas são mais importantes que as respostas. Aliás, as respostas existirão apenas quando enunciadas as perguntas!

 

Você quer ser esse personagem, que esquece o que passou antes? Saiba do custo que irá pagar: desperdício dos aprendizados, tempo, dinheiro e felicidade…

Então, com a licença da linguagem popular, para não “dar ruim”, pense que a clínica “também é gente”: merece pular as 7 ondinhas todo ano! Planeje, crie e calibre expectativas para sua clínica ou consultório nesse ano que se inicia!  E para começar o ano de forma diferente, assista o filme, pule as 7 ondas e arregace as mangas para alcançar seus objetivos propostos! Feliz 2018!